9 de junho de 2015

Porque organizar a vida deixa tudo bem mais fácil

A organização do tempo faz o dia render mais. 


Sabe por que é difícil se organizar no dia-a-dia? Porque não enxergamos nossas prioridades. No entanto, acho que o conceito mais importante disso tudo é: você pode fazer tudo o que quiser, se se organizar para isso, mas não pode fazer tudo ao mesmo tempo. Pesquisas mais recentes afirmam que quem faz uma coisa de cada vez consegue fazer mais e, principalmente, melhor. Porque o mais importante é você melhorar a sua produtividade, não aumentá-la. Como exemplo, posso citar aquelas pessoas que anotam tudo na agenda e seguem arrisca os horários, com toda certeza elas ganham mais e se tornam mais disciplinadas. Não é necessário conhecer nenhum segredo ou técnica especial: basta se planejar e saber organizar tudo.

Neste post, darei algumas dicas rápidas para você organizar os seus horários e afazeres. São elas:
1. Arranje uma agenda para anotar seus compromissos.
Não é para anotar tarefas, mas compromissos mesmo. Esse é o primeiro passo para você controlar seus horários. Você deve encontrar a agenda que for mais conveniente para você, seja a do celular, a de papel ou na Internet.
2. Se você tem muitos compromissos, procure ter sempre um tempo de respiro entre eles, para evitar atrasos. 
Coloque de 15 a 30 minutos entre o previsto para cada compromisso.
3. Durante um dia de trabalho, faça ciclos de 1h30 para cada 15 minutos de descanso. 
Nessa pausa, você pode ir ao banheiro, beber água, dar uma volta etc.
4. Descubra quais seus períodos de maior produtividade durante o dia 
Deixe para esses horários as tarefas mais chatas e complicadas. Naqueles períodos em que você sempre fica com sono ou sente que o tempo não rende, deixe para fazer as atividades de rotina, que já estão no seu piloto automático.
5. Para conseguir dar conta das tarefas em casa, separe-as em dois tipos: as administrativas e as de rotina.
As administrativas são aquelas que envolvem pagamento de contas, e as compras no supermercado, por exemplo. as tarefas de rotina são aquelas que mantêm a sua casa em pé, como trocar a roupa de cama e lavar a louça. Para as tarefas administrativas, estabeleça um dia da semana para cada uma delas..
6. Uma vez por semana, verifique se algo na sua casa precisa de reparos. 
Sempre tem alguma coisa, nem que seja somente uma lâmpada que precise trocar. Faça também uma verificação no carro para evitar imprevistos e gastos caros de última hora. Também entram aqui os exames de saúde feitos rotineiramente. Lembre-se que se você não estiver bem, não conseguirá fazer mais nada.
7. Faça uma lista de tudo o que precisa fazer e, diariamente, escolha as três coisas mais importantes da lista.
Quando terminar essas três, escolha mais uma e assim por diante, até o final do dia. No dia seguinte, escolha mais três e repita o processo.
8. Na segunda e na sexta-feira, faça uma revisão dos projetos em todas as áreas de sua vida para não esquecer nada nem deixar coisas importantes de lado. 
Você certamente fará uma listinha de novas tarefas após essa revisão, pois as tarefas nunca param de chegar. Aproveite para estabelecer as prioridades da semana e, com o passar dos dias, vá executando as tarefas relacionadas. Às vezes, um simples telefonema já desencadeia uma série de outras pendências que estavam paradas.
9. Quando você perceber que tem adiado uma tarefa muitas vezes, tente descobrir o motivo.
Talvez seja mais fácil “quebrá-la” em várias tarefas menores. Sempre divida uma tarefa ao máximo, pois isso facilita e dá ânimo, por serem tarefas pequenas e mais rápidas.
10. Analise com cuidado quando tiver um tempo livre na semana. Ficamos tentados a encaixar mais tarefas e compromissos, mas é importante ficar sem fazer nada também, para descansar o corpo e o cérebro.
11. Aprenda a abrir mão de compromissos e tarefas que não caibam em sua vida no momento.
Se você tem seus objetivos e prioridades definidos, basta consultá-los quando se deparar com um projeto novo. Se sua vida finalmente estiver equilibrada, veja se há mesmo a necessidade de estressá-la com novos compromissos e atividades. Às vezes, tudo o que precisamos é de um tempo para curtir o que cultivamos até aqui.
12. Quando uma tarefa puder ser feita em dois minutos ou menos, faça imediatamente. 
Não vale a pena postergar algo tão simples e rapidinho de tirar da frente.
13. Faça tudo o que puder para tornar suas tarefas mais prazerosas. Ouça música, tome uma xícara de café, sente-se em uma poltrona confortável, fique ao ar livre etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário